Foi em pleno coração da cidade do Porto e sob o olhar de milhares de pessoas, que, em palco, cerca de 60 crianças e jovens, acompanhadas por diversos artistas e professores, mostraram o trabalho realizado ao longo dos últimos nove meses no programa municipal Desporto no Bairro.
Este foi um espetáculo na Avenida dos Aliados que homenageou a portugalidade e que marcou o encerramento da quinta edição do Desporto no Bairro.
Momento em que também foram entregues 14 bolsas, que vão permitir a algumas destas crianças e jovens continuarem a aprender e a praticar breaking, surf, street basket ou skate, durante uma época desportiva.
Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, fez questão de destacar o orgulho que sente ao ver o trabalho e empenho destes jovens. “O Desporto no Bairro é um programa pelo qual temos um carinho muito especial. Neste palco, tivemos alegria, resiliência, empatia, união, superação, disciplina e respeito. Valores presentes neste programa, que tem o poder de transformar vidas”.
Catarina Araújo anunciou que o programa vai continuar e em 2025 teremos a sexta edição do Desporto no Bairro.
Para a vereadora da Juventude e Desporto, “as últimas cinco edições superaram o expectável. O Desporto no Bairro é um exemplo a nível nacional, reconhecido publicamente em diversos momentos, como foi o caso, este ano, em que integrou as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, no Palácio de São Bento, em Lisboa”.
O espetáculo de encerramento da quinta edição do Desporto no Bairro teve encenação de Max Oliveira, da MXM Art Center e coordenador deste programa municipal, coordenação musical de Maze e participação de Ace, Dealema, Deau, Keso, Rato54 e Joana Nunes.
A presidente do conselho de administração da Ágora, Catarina Araújo, deixou uma palavra de agradecimento a todos os participantes e parceiros. “É graças a todos os envolvidos que temos conseguido consolidar um projeto, que tem sido um verdadeiro motor de mudança para milhares de jovens da nossa cidade”.
O Desporto no Bairro é um programa dinamizado pelo município do Porto, através da Ágora, e esta a quinta edição contou com a participação de mais de mil crianças e jovens, de 18 bairros do Porto, na prática de quatro modalidades olímpicas: breaking, surf, skate e street basket.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Andreia Merca