Durante aquele que é o penúltimo mês de programação da edição comemorativa dos seus 10 anos, o Cultura em Expansão promove três laboratórios de participação gratuita, na Casa d’Artes do Bonfim, destinados a quem para além de ver, gosta de fazer.
Estes laboratórios na área da performance e escrita criativa serão orientados pelos três artistas residentes que dão vida ao projeto Encruzilhada, um espaço aberto às contradições, à intuição e às (im)possibilidades enquanto prática artística que junta as práticas identitárias, decoloniais e transfronteiriças de Aura, Dori Nigro e Xavier de Sousa.
O primeiro laboratório – Fluxo – realiza-se entre os dias 18 e 20 de novembro, das 18h00 às 20h00, será facilitado por Xavier de Sousa e pretende explorar o trabalho invisível de adaptação estrutural, cultural e linguística das comunidades migrantes no seu dia-a-dia, trabalhando métodos de escrita criativa, construção de narrativa e performance a partir de experiências pessoais de adaptação.
O segundo laboratório – Sexo e morte: entre exercícios libidinais e liminares – realiza-se entre os dias 21 e 23 de novembro, no mesmo horário, e terá como anfitriã Aura, que propõe, através da leitura de excertos, da escrita criativa e da transposição de texto para movimento, o levantamento de questões e reflexões sobre a nossa identidade durante e após a vida, nomeadamente quem somos, como nos relacionamos e que legado desejamos deixar.
Por sua vez, o terceiro e último laboratório – Pedagogias de Resistência –, levando a cabo por Dori Nigro, realiza-se entre os dias 25 e 27 de novembro, também no mesmo horário. O artista propõe um diálogo poético e performativo a partir de práxis contra coloniais, refletindo criticamente caminhos de emancipação e cura, invocando práticas, invenções e movimentos que fazem crescer raízes em terra infértil.
A participação nos diferentes laboratórios destina-se a maiores de 16 anos e a inscrições devem ser feitas mediante formulário disponível no website do Cultura em Expansão.
Para além destas atividades, o projeto Encruzilhada prevê ainda um dia de performances com Aura, Xavier de Sousa e Dori Nigro, que terá lugar no Café Asa de Mosca, ao longo do dia 30 de novembro (das 10h00 às 18h00).
Com a duração de cerca de 30 minutos por performance, o público já pode fazer reserva da sua participação também através do website do Cultura em Expansão.
E para celebrar o fim desta iniciativa, no dia seguinte, 1 de dezembro, os três artistas organizam um almoço-partilha-convívio, no mesmo local, entre as 13h00 e as 16h00, de acesso gratuito, mediante levantamento de bilhete no dia.