22/11/2024

Em contagem decrescente para terminar mais um ano, o próximo fim de semana do programa Cultura em Expansão volta a ser em cheio. Na sexta-feira, o público é convidado a conhecer “frente-a-frente”, um espetáculo musical e popular de Inês Campos e Vahan Kerovpyan; já no sábado e no domingo, os artistas Aura, Dori Nigro e Xavier de Sousa tomam conta do Café Asa de Mosca para o encerramento do seu projeto “Encruzilhada”.

 

Na sexta-feira, 29 de novembro, às 21h30, Inês Campos & Vahan Kerovpyan apresentam “frente-a-frente” na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, um concerto encenado, que teve como ponto de partida o encontro com alguém muito especial.

 

 

A convite do Teatro do Frio, a dupla conheceu, em meados deste ano, Augusto Borges Ramos ou Ramos Indiano. Rosto conhecido de todos os que passam pela Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, no Cultura em Expansão, já pisou o palco com o coletivo CRUA, assim como com Dada Garbeck e o Coro Lira. Cantor e tocador de trancanholas, marca-o uma grande paixão: a cultura indiana, em particular o cinema.

 

Com um arquivo composto por várias pastas de recortes de jornais, anúncios de filmes, fotografias de atores e atriz de Bollywood e algumas montagens de vídeo, é com orgulho e seriedade que reclama o carácter único sua coleção, “sem preço” e digna de “record no Guiness”.

 

Se a curiosidade pela Índia surgiu através de um tio, ainda em criança, foi em Moçambique, onde partiu para a guerra, que viria a aprofundar o conhecimento e fascínio pelo cinema deste país, que nunca teve a oportunidade de visitar. Já de regresso ao Porto, viria a usufrui das várias salas de cinema da cidade, onde assegura ter assistido a 35 sessões do seu filme de eleição: “Passado Inesquecível”, de 1973.

 

 

“O que o faz vibrar nesta cultura tão longínqua que o leva a apropriar-se destas megaproduções apenas com a sua voz e batendo dois paus de madeira um contra o outro?”, questionaram Inês e Vahan, entrando no jogo.

 

Em “frente-a-frente” pegam em culturas do mundo, apropriam-se da potência delas com tambores, voz e corpo e voltam a torná-las prática popular.

 

A entrada no espetáculo é gratuita, mediante levantamento de bilhetes (até dois por pessoa) no dia e local, a partir das 21h30.

 

Café Asa de Mosca transforma-se em palco de performances

 

Já nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, o Cultura em Expansão celebra o encerramento de mais um projeto inédito: “Encruzilhada”, um espaço aberto às contradições, intuição e (im)possibilidades”.

 

Depois da realização de diferentes laboratórios gratuitos e abertos ao público, conduzidos por Xavier de Sousa, Aura e Dori Nigro, estes três artistas residentes do Porto convidam o público a participar num dia de performances 1-a-1, de 30 minutos, a decorrer num dos cafés mais emblemáticos da freguesia do Bonfim, o Asa de Mosca, entre as 10h00 e as 18h00 de sábado.

 

 

Todas as pessoas interessadas podem reservar o seu lugar, através deste formulário. E em jeito de celebração final, no dia seguinte, organizam, em colaboração com Rebecca Moradalizadeh, um almoço/conversa para partilha de experiências, no mesmo local. Previsto para as 13h00, a participação nesta iniciativa é gratuita, mas limitada a 50 pessoas.

 

O acesso é feito mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local, a partir das 12h00.

Ver também
Notícias