29/03/2022

A Câmara Municipal do Porto associa-se às comemorações do Dia da Liberdade, que conta com um vasto programa de iniciativas gratuitas, realizadas em conjunto com a Comissão Promotora das Comemorações do 25 de Abril no Porto.

 

Além de vários momentos musicais, o programa oficial do 48.º aniversário da Revolução dos Cravos apresenta diversas atividades para o público infantil, uma homenagem aos resistentes antifascistas e o já tradicional “Desfile pela Liberdade”.

 

Com o lema “As portas que abril abriu, nunca mais ninguém as cerra!”, de autoria de Ary dos Santos, as comemorações deste ano têm início na véspera do feriado, com um concerto de Sérgio Godinho e do Coral de Letras da Universidade do Porto, que acontece às 22h00, na Avenida dos Aliados.


 

A celebrar 50 anos de atividade criativa, Sérgio Godinho traz a este concerto os seus temas mais recentes e que fazem parte do último álbum “Nação Valente”. Na noite de 24 de abril (domingo), o público também vai poder ouvir “O Novo Normal”, que sintetiza os desafios vividos nos últimos dois anos.

 

O Coral de Letras da Universidade do Porto, presença habitual nas comemorações do Dia da Liberdade, sobe ao palco para interpretar “Grândola, Vila Morena”. Dirigido pelo maestro José Luís Borges Coelho, este coro foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura e com a Medalha de Mérito – Grau Ouro pela Câmara do Porto.

 

No dia 24 de abril, as celebrações encerram com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no mesmo local.


O dia 25 (segunda-feira) começa com uma manhã dedicada aos mais novos. Na Praça do General Humberto Delgado, haverá jogos tradicionais a partir das 10h00.

 

Às 14h30, o Museu Militar do Porto recebe a cerimónia de homenagem aos resistentes antifascistas. O edifício da PIDE, na Rua do Heroísmo, é o ponto de partida para o Desfile pela Liberdade que ruma até à Avenida dos Aliados.

 

É nesse local que têm lugar dois momentos musicais. O primeiro, às 15h00, com a atuação dos Comvinha Tradicional, projeto que nasceu em maio de 1994 e que se dedica à música folk e tradicional. 


Às 16h00, é a vez dos Chulada da Ponte Velha subirem ao palco. Este projeto musical tem como objetivo retomar as práticas musicais do passado, em especial da região do Douro.  

 

 

Programa completo

 

24 de abril | Avenida dos Aliados

22:00 – Sérgio Godinho e Coral de Letras da Universidade do Porto

00:00 – Fogo de artificio

 

25 de abril | Praça General Humberto Delgado 

10:00 – Manhã infantil/Jogos tradicionais;

 

25 de abril | Largo Soares dos Reis

14:30 – Homenagem aos Resistentes Antifascistas;

15:00 – Desfile da Liberdade;

 

25 de abril | Avenida dos Aliados

15:00 – Comvinha Tradicional

16:00 – Chulada da Ponte Velha



Informação sobre condicionamentos de trânsito

 

Entre a meia-noite de dia 24 e a meia-noite de dia 25, está proibido o estacionamento e paragem nas bolsas laterais do lado poente na Praça do General Humberto Delgado.

 

O trânsito será interdito das 21h00 às 24h00 de dia 24, assim como nos períodos entre a meia-noite e as 01h30, e entre as 14h30 e as 18h00 do dia 25 de abril em diversas artérias da cidade:

 

- Arruamento nascente da Avenida dos Aliados, no troço compreendido entre a Rua do Dr. Magalhães Lemos e a Praça do General Humberto Delgado, assim como no arruamento ponte, entre a Praça do General Humberto Delgado e a Rua de Elísio de Melo;

- Praça do General Humberto Delgado;

- Rua do Dr. António Luís Gomes;

- Arruamento nascente da Praça da Trindade, entre a Rua do Dr. António Luís Gomes e a Rua do Estevão, assim como no arruamento poente, no troço entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Rua do Clube dos Fenianos;

- Rua do Clube dos Fenianos;

- Rua de Ramalho Ortigão;

- Rua do Almada, entre a Rua do Dr. Ricardo Jorge e a Praça de Filipa de Lencastre;

- Rua de Guilherme da Costa Carvalho;

- Rua de Rodrigues Sampaio.

 

Durante este período, será estabelecido o sentido único nascente-poente no arruamento norte da Praça de D. Filipa de Lencastre.

 

As comemorações do 25 de abril, e consequentes condicionamentos de trânsito, vão ter repercussões no serviço da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

Ver também
Notícias