Foi entre tabelas de basquetebol, breaking e skates que foi dado o arranque da quinta edição do Desporto no Bairro, que este ano tem como novidade a atribuição de 14 bolsas a crianças e jovens e vai ter a duração de sete meses. A apresentação do Desporto no Bairro decorreu nesta quinta-feira, no Campo de Street Basket do Castelo do Queijo.
Durante uma época desportiva, algumas das crianças e jovens que participam neste programa vão ter a oportunidade de aprender e treinar gratuitamente com cada uma das entidades que participam no Desporto no Bairro.
Vão ser atribuídas duas bolsas para breaking, duas para skate, quatro para surf e seis para street basket.
Para a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, “a quinta edição do Desporto no Bairro é a consolidação deste programa municipal, em que 14 destes jovens vão ter direito a uma bolsa e vão poder frequentar durante um ano, com tudo pago, as respetivas modalidades. A somar a isso, esta 5ª edição vai ter uma duração maior no tempo, vão ser sete meses, o que representa a afirmação e a consolidação deste programa. Queremos que seja impulsionador, inspirador e permita mudar as vidas destes jovens.”
Em 2024, o objetivo é chegar a mais de mil crianças e jovens da cidade do Porto. “Se os números são inspiradores, mais inspiradores são os relatos e testemunhos que temos das crianças. O programa está a crescer, a procura aumentou e isso significa que está a ter o resultado desejado”, diz Catarina Araújo.
Para participar no Desporto no Bairro não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer no local e na hora de cada uma das atividades.
A vereadora explica ainda que “desde a primeira edição queríamos que o Desporto no Bairro fosse uma ferramenta de valorização, de confiança, para estas crianças e jovens. Mais do que a componente desportiva, que também valorizamos, queremos ajudar a construir sonhos e impulsionar estes jovens a acreditar que o desporto pode ser e é importante na consolidação de outros valores como o respeito, a tolerância e a confiança”.
O Desporto no Bairro programa abrange 18 áreas geográficas, que abrangem toda a cidade do Porto: Lagarteiro, Pasteleira, Fonte da Moura, Ramalde do Meio, Viso, Francos, Contumil, Agra do Amial e Miragaia.
Em 2023, o Desporto no Bairro reuniu mais de 900 crianças e jovens de 17 bairros da cidade do Porto. O programa é coordenador pelo MXM Art Center, com o apoio da Ágora.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Guilherme Oliveira