Nos próximos dias 15, 16 e 17 de novembro, cerca de 50 espaços do Porto dedicados à arte contemporânea abrem portas para um novo evento: Circuitos’24.
Este é o ano zero de uma iniciativa que pretende dar visibilidade às pessoas e aos projetos que formam o tecido artístico da cidade. Assim, o fim de semana – promovido pela Direção de Arte Contemporânea da Ágora – tem como principal objetivo fortalecer o contacto e a familiaridade entre o público e a produção contemporânea do Porto.
Dos contextos institucionais e museológicos, passando pelos espaços de arte autogeridos por artistas e as galerias comerciais, cada um destes espaços de criação, mostra e pensamento integra uma sugestão de circuito diário, à qual acresce uma lista de eventos com diferentes propostas programáticas, entre inaugurações, concertos, performances, conversas e outras atividades.
Entre as diferentes atividades, a Galeria Municipal do Porto promoverá um programa que pretende funcionar como centro agregador para o questionamento, reflexão e celebração do panorama artístico da cidade.
A 16 de novembro, um painel de personalidades ligadas à produção e pensamento de arte no Porto conversará em torno da questão “A cena de arte contemporânea no Porto hoje: quais as potencialidades e os desafios?”, às 17h00 no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, à qual se seguirá um concerto do músico Bonga, às 19h00.
Durante a iniciativa Circuitos’24 será ainda lançado o Mapa de Arte Contemporânea do Porto, uma plataforma digital que pretende permitir o acesso rápido à localização e informações sobre uma ampla variedade de espaços de arte contemporânea na cidade.
Mais informações sobre o evento e sugestões de percurso ficarão disponíveis em breve no website da Galeria Municipal do Porto.
Foto: Dinis Santos