01/08/2024

E eis que chegou agosto. Para muito, o melhor mês do ano, ou não tivesse ele, colado, intuitivamente, uma “etiqueta” que diz: FÉRIAS!

 

Este é o desejado momento da paragem, de descanso, de aproveitar os dias de forma mais intensa, de viver cada hora, cada minuto, com outra densidade, como se os dias passassem a ter mais horas (e não as 24 habituais).

 

Agosto é sinónimo de areia colada nos pés e ondas que se enrolam nas pernas, de almoços sem hora de começar (e muito menos de terminar) e jantares que se prolongam para lá do que a digestão sugere. É sinónimo de bebidas frescas e bolas de berlim (na praia ou fora dela), de festivais de música e de viagens para outros países (ou até para fora cá dentro).

 

Agosto é ainda tempo de viver o dia fora de casa, de vestir pouca roupa e sentir o sol a queimar a pele, o vento a envolver o corpo, os óculos (de sol) a permitirem uma visão mais desafogada sobre o horizonte. Agosto é tempo de abrandarmos, de desacelerarmos, de colocarmos em perspetiva o futuro próximo, de pensarmos em nós e nos nossos. O resto pode esperar! Porque, calma: agora, estamos de férias!  

 

 

Sair de casa e viver a cidade ao ar livre…

 

… e para isso nada melhor que acompanhar as atividades gratuitas promovidas em diferentes locais, para toda a família. Desde as sessões de cinema “fora do sítio”, que decorrem todas as sextas-feiras e sábados à noite, às 21h30, em praça e jardins da cidade, até aos encontros ao domingo em espaços centrais das freguesias e uniões de freguesia do concelho (onde é convocada toda a “Vizinhança”), há muito para aproveitar em conjunto durante este mês. A entrada é livre em todos os eventos e são todos convidados a surpreenderem-se com a arte nas suas diferentes disciplinas.

 

 

… e aproveitar para colocar em dia o Desporto que ficou por fazer!

 

Já que a atividade física não deve ser algo sazonal (e esqueçam lá isso dos “corpos de verão”, que já passou de moda!), porque não aproveitar este tempo de lazer para colocar o corpo em movimento e aproveitar para colocar em dia as aulas, os exercícios ou as atividades que, por preguiça ou falta de tempo, foram colocadas em segundo plano? Entre as aulas de ioga, pilates, tai chi e Método de Rose aos fins de semana de manhã, os equipamentos desportivos instalados pela cidade e as atividades que, todas as semanas, são acolhidas no Estádio de Praia, o importante é deixarmo-nos contagiar com o pensamento de vida saudável e em movimento.

 

 

Ouvir, de uma ponta a outra, o exemplo de atletas de excelência…

 

… que são apoiados pela Câmara do Porto no âmbito do Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo. O podcast “Porto de Alta Competição” terminou a primeira temporada nesta semana e reúne um conjunto de conversas com desportistas de diferentes modalidades que, através do seu testemunho, acabam por incentivar quem os ouve para alcançarem objetivos cada vez mais ambiciosos. Da vela ao lançamento do martelo, do padel à ginástica, do taekwondo ao surf, há conversas para todos os gostos, com uma única certeza: a resiliência e superação destes jovens atletas não nos deixarão indiferentes. Para ouvir a temporada toda aqui.

 

 

… e colocar a leitura em dia!

 

Porque o tempo nem sempre é aquele que desejamos e, quando damos por nós, já deixamos passar as publicações que gostaríamos de ter acompanhado, propomos uma leitura, de fio a pavio, de todos os números da recente Agenda Porto. Para além de conter uma série de eventos, conta ainda com um conjunto diversificado de matérias sem prazo de validade, com histórias que fazem com que a nossa cidade seja assim tão especial. Das coletividades aos artistas, dos encontros aos atletas, há muito para descobrir nos sete números da Agenda Porto já lançados e que podem ser lidos aqui, deitados ao sol ou, até, com vista para o mar.

 

 

E, por último… relaxar e passear!

 

Sem planos definidos, ao sabor da vontade. Por sítios familiares ou recantos desconhecidos, a pé, de bicicleta, sozinhos ou em grupo. O importante é mesmo ir e esquecer horários, compromissos, responsabilidades! Há tempo para isso, daqui a uns dias.

 

Voltamos a 5 de setembro. Bom verão!

 

Texto: José Reis

Ver também
Notícias