O ano de 2025 ainda dá os primeiros passos, mas, a brincar, a brincar, já lá vão duas semanas – sim, amigos, é isso: o tempo passa a correr!
No segundo fim de semana deste ano renovado, que esperemos que traga 12 concretizações após comermos as 12 uvas passas na passagem de ano, temos sugestões que passam pelas salas de cinema, por uma biblioteca em pleno Jardim do Marquês, pela Galeria que melhor conhecemos ou pelo podcast que, todas as semanas, nos dá a conhecer os jovens talentos da alta competição desportiva.
Uma das surpresas de Cannes em exibição no Campo Alegre
“A História de Souleymane” é um dos filmes do momento no circuito do cinema independente. Depois de ter arrecadado aplausos em Cannes, o novo filme de Boris Lojkine chega ao Cine-Estúdio do Teatro Campo Alegre. Este é uma espécie de thriller social que acompanha dois dias na vida de Souleymane, estafeta que entrega comida ao domicílio em Paris e dorme em centros de apoio a sem-abrigo. Uma obra social, que nos alerta para as circunstâncias da imigração na Europa. Os bilhetes estão à venda online ou no Teatro Campo Alegre.
Olhar “Superfície Desordem” pela mão de uma investigadora
Na Galeria Municipal do Porto continuam os programas paralelos que acompanham as exposições que estão disponíveis para visita. Neste sábado, 11 de janeiro, a partir das 15h00, a investigadora Aida Castro orienta uma visita guiada pela exposição de Jonathan Uliel Saldanha. A artista tem vindo a debruçar-se sobre produções diversas que exploram metodologias híbridas entre práticas e saberes especulativos. O acesso a esta visita é livre.
Um conto para os mais novos num jardim de histórias
No sábado, 11 de janeiro, e durante uma hora, o Jardim do Marquês de Pombal acolhe mais uma iniciativa do “Jardim de Contos”. Um evento do Museu e Bibliotecas do Porto, onde os mais pequenos são convidados a usufruírem da Biblioteca Popular de Pedro Ivo, participando de momentos de leitura, seguidos de atividades oficinais, artísticas e criativas. A obra em destaque neste fim de semana será “Um Ano no Bosque”, de Alice Melvin, e contará com a orientação de Helena Vieira e Verónica Magalhães. Entre as 15h30 e as 16h30.
“Call me by your first film, Luca Guadagnino”
No âmbito dos Tesouros do Arquivo que o Batalha Centro de Cinema está a exibir, este domingo, 12 de janeiro, a sala principal do espaço cultural acolhe a exibição de “The Protagonists”, filme de 1999 de Luca Guadagnino. Protagonizado por Tilda Swinton, o filme estreado em Cannes acompanha uma equipa de filmagens italiana que acaba de chegar a Londres para reconstruir um homicídio real. Esta exibição, às 17h15, é apresentado numa versão em 4K restaurada sob a supervisão do realizador — pela Cinemateca de Bolonha em colaboração com a Surf Film.
Ouvir as histórias de atletas do início ao fim
Todos temos a curiosidade de descobrir como alguém descobriu um talento ou a propensão para a prática de uma determinada atividade. O “Porto de Alta Competição”, podcast da Ágora que acompanha atletas de topo apoiados pela Câmara do Porto, responde, em muitos casos, a esta questão. Todas as semanas, partilha as aventuras e desventuras de atletas de determinadas modalidades, numa história com princípio, muitos meios e (ainda) poucos fins - vá, que os atletas são novos para colocarem o fim numa carreira promissora.
Edição: José Reis