Já podemos dizer que estamos (quase, quase) a um mês da noite da consoada e que este é o último fim de semana do ano sem a Árvore e as luzes de Natal a pintarem as ruas do Porto. O tempo voa, é bem verdade, por isso, selecionamos cinco propostas para que possa aproveitar os dias da melhor forma, com ingredientes tão diversos como cinema, teatro, música, história e outras estórias.
Está aí mais uma edição do Porto/Post/Doc
O Festival Internacional de Cinema começa nesta sexta-feira. O documentário é a estrela da programação, mas também há espaço para a ficção e para o cinema experimental. Este ano, o tema do Porto/Post/Doc é: “A Europa não existe, eu estive lá”. A 11ª edição termina no dia 30 e estará no Batalha Centro de Cinema, no Passos Manuel, no Planetário do Porto e na Casa Comum.
História e estórias no Cultura em Expansão
Na manhã de sábado, às 11h00, realiza-se a última sessão de Escuta Ativa no âmbito deste programa municipal. O local escolhido é a Barbearia Palácio da Beleza, no bairro do Cerco. O anfitrião é Israel Costa, músico, barbeiro, formador e empresário. À tarde, no Espaço Agra, segue-se a apresentação da peça “Todas as coisas extraordinárias”, da companhia Mente de Cão e Joana Pupo. Uma história que fala sobre os temas da depressão e do suicídio, em particular do seu impacto junto de jovens e das famílias. Já no domingo, às 11h00, estreia “(Uma) História do Teatro”. Em formato de conferência/ performance, com o ator João Delgado Loureiro.
A música da Revolução conntinua na cidade
Este sábado, o ciclo “Revolução, Já!” apresenta um recital de violino e piano, com os músicos Carlos Damas e Sofia Lourenço. O concerto tem como fio condutor a obra de Prokofiev, originalmente uma obra para voz e piano, as “Cinco Melodias”. Este programa assinala os 50 anos do 25 de abril. O concerto está marcado para as 16h00, no Museu Romântico, e a entrada é gratuita.
“Sábados a contar” com atividades para os mais novos
“Cinco ratinhos”, de Maria Girón, é o livro escolhido para esta hora do conto, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Um programa pensado para crianças entre os 3 e os 6 anos, acompanhadas da família. Após ouvirem a história são desafiados a dar asas à imaginação, num atelier criativo. Sábado, às 11h00, com entrada gratuita, mas limitada a 15 participantes.
Exercitar o corpo e (sobretudo) a mente
Pilates, ioga e tai-chi. Todos os sábados de manhã, o programa Dias com Energia convida a participar numa (ou em várias) destas aulas. Todas as atividades são orientadas por profissionais de educação física. As aulas realizam-se em quatro pavilhões municipais: Fontes Pereira de Melo, Lagarteiro, Pêro Vaz de Caminha e Viso. Para participar é necessária inscrição, até às 17h00 de sexta-feira.
Texto: Rute Fonseca