27/09/2024

No dia 2 de outubro, quarta-feira, o Batalha Centro de Cinema apresenta, às 19h15, uma sessão dedicada a Catarina de Sousa, produtora e realizadora, sessão seguida de conversa entre a cineasta e Hilda de Paulo (artista e curadora).

 

Em 2021, Catarina de Sousa criou a produtora de cinema Foi Bonita a Festa, com Isadora Neves Marques, artista de quem produziu toda a filmografia, incluindo Tornar-se um Homem na Idade Média, curta vencedora de um Tiger Short Award em Roterdão. No mesmo ano, fundou a Casa do Xisto, uma residência artística no município de Barcelos que visa promover um espírito comunitário de prática artística no cinema e nas artes visuais. Atualmente, produz e representa filmes de Alice dos Reis, Salomé Lamas, Mariana Bártolo, Mariana Silva e Janaina Wagner.

 

 

No Batalha será apresentado cinema que realizou, produziu e impulsionou, incluindo alguns filmes resultantes do Laboratório Imersivo de 16mm da Casa do Xisto. A sessão inclui “A Semente Exterminadora” e “As Minhas Sensações São Tudo O Que Tenho Para Oferecer”, ambos de Isadora Neves Marques; “Tracing Utopia”, realizado por Catarina de Sousa com Nick Tyson; “Terra Negra”, de Leon Emonds-Pool; e “Sete Dias com o Mar à Minha Esquerda”, de Francisca Manuel.

A apresentação acontece no âmbito do programa Luas Novas, que destaca a prática fílmica de novos nomes do cinema nacional

 

Ver também
Notícias