O período de candidaturas à edição de 2025 do Criatório – o programa municipal de apoio à criação, investigação e programação artística da cidade do Porto – arranca no próximo dia 24 de março e termina às 18h00 do dia 14 de abril.
Voltando a apoiar projetos que se insiram nas áreas das artes visuais e curadoria, artes performativas, composição, programação e performance musical, e literatura e pensamento crítico, o Criatório mantém o seu objetivo de contribuir para a consolidação da atividade de artistas, agentes e espaços culturais da cidade.
Para isso, irá atribuir 17 bolsas de 15 mil euros a projetos de criação e investigação artística, e 12 bolsas de 20 mil euros a espaços de programação.
À semelhança de anos anteriores, o programa contará com dois júris distintos que integram especialistas em diferentes domínios da arte contemporânea.
Na modalidade de apoio a projetos de criação e investigação artística, o júri será composto por Laura Lopes (programadora de artes performativas), Nuria Enguita (curadora e diretora artística do Museu de Arte Contemporânea / Centro Cultural de Belém) e Paulo Mendes (artista plástico e curador).
Já na modalidade de apoio a espaços de programação, integram o júri Benjamin Weil (diretor do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian), Delfim Sardo (curador e membro da administração do Centro Cultural de Belém) e Filipa Oliveira (curadora e diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado).
Todas as informações referentes ao programa Criatório, nomeadamente o regulamento e o formulário necessário ao processo de candidatura, podem ser consultados no website da plataforma Pláka.