11/11/2024

Esta segunda-feira, 11 de novembro, foi lançado em Diário da República, o "Concurso de Conceção da Identidade Visual e Gráfica da Galeria Municipal do Porto", na modalidade de concurso limitado por prévia qualificação. Promovido pela Ágora, o concurso admite candidaturas até 9 de dezembro, às 17h00.

 

Situada nos Jardins do Palácio de Cristal, a Galeria Municipal do Porto (GMP) é um polo da atividade cultural da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M. S.A., integrando a Direção de Arte Contemporânea.

 

Tem vindo a apresentar um programa regular de exposições e programas públicos e educativos, que abraça práticas interdisciplinares aurais, discursivas, pedagógicas, de imagem em movimento, performativas, escultóricas e visuais, explorando as artes e a cultura do século XXI.

 

 

Durante o ano de 2026, a GMP terá ainda um novo espaço na zona leste da cidade, com a abertura de um segundo polo no Matadouro.

 

Atendendo à estratégia de comunicação da Galeria Municipal do Porto, este concurso visa o desenvolvimento de uma nova identidade visual e gráfica, focando a GMP como projeto central e agregador, e que agora integra a plataforma Pláka, a Fonoteca Municipal do Porto e outros projetos futuros.

 

Esta nova proposta, que procura convergir os diferentes projetos, pretende selecionar uma identidade visual e gráfica que deverá traduzir a dimensão da GMP enquanto estrutura de programação artística, mas também enquanto plataforma dinamizadora de um conjunto de programas de apoio e dinamização da prática artística, — a plataforma Pláka, que tem vindo a dar forma às iniciativas Ateliers Municipais do Porto, Aquisições, Criatório, InResidence e Shuttle, e à gestão do núcleo de Arte Contemporânea da Coleção Municipal de Arte.

 

Numa convergência com a atividade programática musical e sonora da GMP, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) irá funcionar ainda como projeto satélite que coexiste com a restante estrutura e programação da GMP. Situada em Campanhã, a FMP é o espaço que reúne a coleção de discos de vinil da cidade, disponível para escuta livre e gratuita.

 

 

A proposta gráfica deverá assegurar uma identidade homogénea e transversal que abranja todos os projetos e que permita uma identificação fácil e direta dos mesmos, através de uma linguagem estimulante, capaz de alcançar diferentes públicos. O design deverá orientar-se por valores e princípios éticos dos quais se destacam a acessibilidade física, social e intelectual, a linguagem inclusiva, o equilíbrio ecológico e os recursos sustentáveis dos seus materiais impressos.

 

Os documentos que constituem a proposta devem ser apresentados através da plataforma eletrónica acinGov.

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