12/10/2023

Esta quarta-feira, no átrio dos Paços do Concelho, representantes legais de clubes e entidades desportivas da cidade assinaram contratos no âmbito da terceira edição do programa Retoma Desporto, num reforço no orçamento destinado a este programa municipal.

 

Este ano, o município “elevou a fasquia” e aumentou não só o montante, assim como o número de entidades abrangidas. Presente na cerimónia, Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara do Porto, recordou que, desde a sua génese, este investimento municipal foi “continuamente reforçado”.

 

 

Em 2021 foram atribuídos 70 mil euros a 45 entidades e um ano depois, o Retoma Desporto deixou de ser um apoio extraordinário para se assumir como um apoio monetário anual e regular. Em 2022 foram canalizados 100 mil euros a 51 clubes. Este ano, a verba fixou-se em 150 mil euros que irão ser distribuídos por 53 entidades, o que “representa um apoio indireto a 7500 atletas desta cidade”, incremento demonstrativo da “pertinência desta medida para o quotidiano dos clubes”, mas também para “atletas e as suas famílias”, sublinhou.

 

Na cerimónia, que decorreu esta quarta-feira, Catarina Araújo fez questão de reiterar o “compromisso assumido pelo município no crescente reconhecimento da importância e valorização das associações, clubes e coletividades da nossa cidade”.

 

 

O Retoma Desporto é uma linha de incentivo anual, regular e direta destinada a ajudar os clubes e associações a preparar o início das épocas, através da aquisição de material desportivo e médico-desportivo.

 

Recorde-se que o incentivo para os clubes e associações desportivas que tenham até duas modalidades desportivas federadas e até 100 atletas federados, inclusive, passa, neste ano, para os 2.000 euros, e o apoio a entidades que tenham que tenham mais de duas modalidades desportivas federadas ou mais de 100 atletas federados passa para os 2.500 euros.

 

O investimento municipal nos clubes e nas associações não se esgota no Retoma Desporto, enquadra-se noutras medidas de apoio ao tecido desportivo da cidade como são exemplo, o Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo (107 mil euros), o programa de Desenvolvimento Desportivo (250 mil euros) ou o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo.

 

Texto: Sara Oliveira

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias