A chegada de novas exposições e coleções ao “Quarteirão das Artes” volta a ser acompanhada de animação, que inclui ainda um DJ set e visitas guiadas.
O segundo ciclo do ano das Inaugurações Simultâneas em 2024 é já no próximo dia 16 de março, sábado. Entre as 16h00 e as 20h00 abrem-se as portas das galerias de arte contemporânea, com novas exposições, e dos espaços expositivos, comerciais e alternativos, com novas coleções.
A empresa municipal Ágora, como sempre, junta-se a este popular evento da cidade, programando animação de rua que convida os visitantes a observar, a escutar e a criar em coletivo.
Na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda que cruza com a Rua da Boa Nova, terá lugar uma oficina colaborativa de ilustração e colagem, destinada a todas as idades, chamada "Jornal Bombarda". A atividade será orientada por Helena Rocio Janeiro, artista que reside e trabalha no quarteirão é a autora do projeto Coração o Ditador.
No mesmo local, e também com acesso gratuito, decorrerá uma oficina de pintura para crianças (maiores de seis anos) que terá como tema a obra "As flores", de Andy Warhol, e será dirigida pela artista, curadora e professora portuense Mariana de Castro. Neste caso, as vagas são limitadas (inscrição: mariana_de.castro@hotmail.com).
A banda sonora da zona estará a cargo de Scotch DJ, passador de discos “a dar música ao Porto desde 1999”.
Do outro lado da rua, no cruzamento com a Rua de Cedofeita, decorrerá a oficina de técnicas de impressão, artes gráficas e serigráficas "Cravo Bombarda", com orientação do artista multidisciplinar Diogo Machado, do projeto Ser Silvestre. Os participantes, com acesso livre, poderão levar para casa um "Cravo de Bombarda" intervencionado.
Entre as 16h30 e as 18h00, no Largo da Maternidade Júlio Dinis, a música será outra. O Clube do Choro Porto apresentará um concerto com instrumentos característicos deste estilo da música popular brasileira. A banda é formada por Chico Bastos (flauta e cavaquinho), Felipe Bastos (pandeiro), Saulo Giovannini (vibrafone), Beatriz Stutz (clarinete), Lucas de Campos (guitarra) e Caio Martins (guitarra de sete cordas e bandolim).
Tal como acontece há vários anos, este ciclo de inaugurações inclui também duas visitas guiadas por algumas das galerias que integram o evento, dirigidas por estudantes de Artes Visuais da ESE Escola Superior de Educação. A participação é gratuita e caso se queiram inscrever devem enviar um email para visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt até às 13h00 de 15 de março, indicando o vosso nome e o horário pretendido (16h00-17h00 ou 17h30-18h30).
A imagem do cartaz desta edição é da autoria de Paulo Neves, cortesia da Ap’Arte Galeria. No tipo de letra usado foi mantida a parceria com o Colönia Studio.
Podem consultar aqui a lista de galerias e exposições que participam nestas segundas Inaugurações Simultâneas de 2024.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: CMP/Ágora