No dia 13 de novembro, em parceria com a Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri, o Batalha Centro de Cinema assinala os 50 anos do falecimento de Vittorio De Sica com a exibição, às 21H15, de “La Ciociara”, um dos filmes mais celebrados do cineasta.
Protagonizado por Sophia Loren e Jean-Paul Belmondo, o drama conta a história de Cesira, uma viúva que foge de Roma durante a Segunda Guerra Mundial, procurando a segurança da sua filha Rosetta na aldeia onde nasceu.
À medida que os Aliados avançam, a mulher decide regressar a Roma, deparando-se com os horrores da guerra. “La Ciociara” é um retrato pungente da resiliência e dos efeitos devastadores da guerra sobre os inocentes. A atuação de Sophia Loren foi aclamada pela crítica e premiada com o Óscar de Melhor Atriz.
No dia seguinte, a 14 de novembro, às 19h15, o Batalha recebe também uma sessão de leitura de “Il giardino dei Finzi Contini”, romance de Giorgio Bassani adaptado para cinema por Vittorio De Sica em 1970.