Foram entregues, na tarde deste sábado, 20 de janeiro, as placas e certificados de formação aos clubes da Associação de Futebol do Porto. O momento, que decorrer no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, contou com vários representantes do sector, entre dirigentes e atletas.
Foi a época com maior número de entidades certificadas pela Associação de Futebol do Porto. Depois de na época 2021/2022 terem sido consideradas 154 entidades, na época de 2022/2023 o número aumentou para as 183, demonstrando o forte impacto que o desporto e a certificação têm registado no distrito.
A cerimónia, que contou com a presenta de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, de José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, e com Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal do Porto, visou a gratificação das entidades num processo de extrema importância para o desporto.
Este processo é feito a nível nacional e é realizado em todas as épocas desportivas e é importante para a formação de jovens praticantes de futebol e futsal, representando um forte incentivo para a promoção da prática desportiva dos diferentes escalões de formação e profissionais dos clubes e entidades do distrito.
Nesta iniciativa foram certificados o Futebol Clube do Porto (5 estrelas no futebol masculino), a Associação Juvenil Escola de Futebol Hernâni Gonçalves (4 estrelas no futebol feminino e 3 estrelas na vertente masculina), o Sport Comércio e Salgueiros (4 estrelas no futebol masculino), a Associação Desportiva da Academia de Futebol CLIP Teams (3 estrelas no futebol masculino), a Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira (com 3 estrelas pelo futebol masculino) e o Boavista Futebol Clube (com 3 estrelas ao futebol feminino e masculino e futsal masculino, e 2 estrelas no futsal feminino).
Do rol de clubes agraciados, destaque ainda para o Futebol Clube da Foz (3 estrelas pelo futebol masculino), o Dragon Force Futebol Clube (com 2 estrelas no futebol masculino), e ainda menções ao Ramaldense Futebol Clube e Sporting Clube da Cruz pelos cursos básicos de formação de futebol masculino.
Estas certificações permitirão, em cada época, melhorar o acompanhamento pessoal e desportivo dos atletas, apostando na formação com maior qualidade e metodologias de trabalho específicas.
Atualmente, a Associação de Futebol do Porto é a única associação a superar a centena de entidades certificadas, representando 15,6 por cento de todas as entidades filiadas no país, que são 1187.
O objetivo, admitem os responsáveis, é que, em breve, todos os clubes da cidade do Porto estejam certificados como entidades formadoras de elevada qualidade.
Texto: José Reis
Fotos: Guilherme Costa Oliveira