A apresentação do projeto de construção da academia da associação, que vai nascer no centro da cidade do Porto, marcou a cerimónia que assinalou os 110 anos da maior associação de futebol de Portugal, que decorreu neste sábado, na Alfândega do Porto.
A Associação de Futebol do Porto (AF Porto) celebrou no passado dia 10 de agosto os seus 110 anos de vida. Para assinalar esta data, a instituição promoveu uma gala que contou com a presença das mais proeminentes figuras do desporto nacional, assim como alguns responsáveis políticos e institucionais.
A cerimónia contou com a atribuição de vários prémios, dos quais se destaca o Prémio Fundadores atribuído ao Futebol Clube do Porto e ao Leixões Sport Club.
Os dirigentes de 10 clubes filiados receberam um troféu pelos respetivos centenários alcançados na última década, com destaque para o Gondomar, o Coimbrões, o Padroense, o Leça, o SC Nun'Álvares, o Varzim e o Vilanovense.
Catarina Araújo, vereadora da Saúde, Qualidade de Vida e Desporto da Câmara Municipal do Porto, marcou presença e entregou os troféus pelo centenário a três cubes da cidade: Ramaldense Futebol Clube, Sporting Clube da Cruz e Club Sportivo Nun'Alvares.
Os árbitros Artur Soares Dias, Rui Licínio e Paulo Soares receberam o prémio “Mérito Olímpico”. Já Carlos Carvalho e Domingos Santos foram distinguidos com o prémio “Dedicação”.
Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, recebeu o prémio “Prestígio e Excelência”.
Por entregar a Pinto da Costa – ausente por causa do jogo com o Desportivo de Chaves que coincidiu com a gala – ficou o Galardão de Ouro, que será entregue em data a anunciar.
Nova academia
Um dos temas em destaque foi a apresentação do projeto de construção da academia da Associação de Futebol do Porto.
"A academia será um espaço dedicado à educação, formação e treino da imensa família da nossa associação. Este projeto é o reforço da nossa identidade. Somos uma instituição ao serviço do futebol, futsal e futebol de praia, com dimensão mundial", apontou José Neves, presidente da instituição, em relação às instalações que vão ter lugar na Prelada e cujas obras têm arranque previsto para o início de 2023.
Presente esteve também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, que afirmou acreditar muito no trabalho da AF Porto. “Tem sido pioneira a aceitar projetos desafiantes e de rotura como por exemplo o futebol feminino. A força desta entidade reside na proximidade e no apoio, que nunca faltou, a todos os seus elementos", sintetizou.
Fotos: Associação de Futebol do Porto