19/12/2024

Às 08h30 da manhã, o som dos risos, das bolas a baterem no chão ou do movimento dos skates anunciam mais um dia do Programa Missão Férias@Porto, que neste Natal decorre no Pavilhão Municipal Irene Lisboa.   

 

Carolina, de 8 anos, não é nova nestas andanças. Faz parte do grupo de 50 alunos que nos dias 18,19 ,20 e 23 de dezembro participam na Missão Férias@Porto.  

 

 

Muito despachada, começar por dizer: “conheço muito bem isto, já vim várias vezes”. E já tinha na ponta de língua a resposta à pergunta: o que mais gostas de fazer neste campo de férias? “O que  gosto mais é quando vamos passear. Já fui a um parque de trampolins e foi muito bom. Conheço sempre pessoas novas, gosto mais de estar aqui do que em casa”. 

 

 

Assim que a Carolina termina a frase, aproxima-se Aires, de 11 anos, e que participa pela primeira vez na Missão Férias@Porto.  “Os meus pais perguntaram se eu queria vir e eu achei boa ideia. É muito bom estar aqui, gosto mais dos momentos em que podemos fazer o que quisermos, sinto-me mais livre assim. Já fomos aos trampolins e fizemos um workshop de fotografia. Também temos vários desportos, eu gosto especialmente de badminton. Mas gostava que também pudéssemos jogar futebol”. 

 

Os participantes da Missão Férias@Porto têm entre os 6 e os 15 anos. Neste dia, a manhã é dedicada aos desportos coletivos: basquetebol e frisbee. 

 

 

Lucas tem 10 anos e conta que desde que entrou para a escola que frequenta estes campos de férias. “Gosto muito de vir para aqui, é divertido e também conheço bastantes novos amigos. Brincamos, fazemos jogos, é muito fixe! Acho que o que vou gostar mais de fazer é o simulador de paraquedismo, vai ser a primeira vez!”.  

 

Para este período de férias escolares de Natal foram abertas 50 vagas e dez são destinadas a crianças com necessidades educativas especiais, numa parceria com a ADADA – a Associação de Desporto Adaptado do Porto. 

 

 

Janete Guedes é uma das professoras mais antigas da Missão Férias@Porto, desde 2012 que faz parte do programa. “Há sempre muito entusiasmo, mesmo por parte dos alunos que repetem de ano para ano ou daqueles que vêm nos diferentes períodos de férias letivas. As crianças chegam aqui sempre com muita vontade de participar nas atividades. Adoram! Também há sempre muito entusiasmo por parte dos pais, o feedback é muito bom, tanto das atividades, como das nossas dinâmicas enquanto professores”. 

Guilherme Freitas também faz parte da equipa de professores, já lá vão 11 anos. “Os meninos e as meninas estão divididos por faixas etárias, cada grupo tem uma cor associada. Estão aqui, principalmente, para ser divertirem. Queremos que terminem o dia felizes”. 

 

 

A missão está a ser bem-sucedida e Iuri, de 10 anos, é o rosto desta alegria. “É a primeira vez que participo e estou a adorar. Só achei estranho, porque não há futebol. O que menos gosto é o basquetebol, não é de todo para mim, sou o mais pequeno e é difícil”.  

Dificuldades ultrapassadas com a oportunidade de Iuri poder praticar o desporto preferido. “Aqui podemos jogar badminton e eu na escola treino badminton até já participei em torneios. Estou a gostar muito destes dias, já fiz novos amigos e os professores também são bons”.  

 

 

Uma alegria partilhada pelo Diogo, de 12 anos. “Vim no verão e achei muito fixe, as atividades, os amigos. Esta semana fizemos um workshop de fotografia e fomos a um parque de trampolins, são atividades muito diferentes. Também experimentamos desportos novos e podemos descobrir outros gostos. É uma forma diferente de ocupar o tempo, é pena serem só quatro dias. Estou a gostar muito”.  

 

O Programa Missão Férias@Porto é uma iniciativa do município, dinamizada pela Ágora. O programa de atividades inclui desportos como basquetebol, frisbee e atletismo; espetáculos de circo e de dança; a visita a um parque de diversões; uma oficina de fotografia; uma sessão de cinema e uma experiência num simulador de paraquedismo. 

 

 

Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, explica que “estes são dias com atividades muito diferentes, uma oportunidade para as crianças e jovens viverem novas experiências durante a pausa letiva. Experiências partilhadas com alunos com necessidades educativas especiais. Durantes estes dias todos têm oportunidade de conhecer e conviver com outras crianças. Através deste programa o município apresenta uma solução para os pais que precisam continuar a trabalhar durante as férias dos filhos, ajudamos a encontrarem uma resposta com qualidade”. 

 

Os alunos têm a oportunidade de viver experiências enriquecedoras, conhecer pessoas diferentes, participar em atividades que promovem o trabalho de equipa e o respeito pelo outro”, conclui. 

 

Texto: Rute Fonseca

Fotos: Rui Meireles

Ver também
Notícias