12/09/2024

Quatro concertos em quatro locais que estão mais ou menos habituados a receber espetáculos deste género. De setembro a dezembro, o Porto Sounds Secret convida os interessados a descobrir quatro projetos/artistas nacionais num ambiente informal, com entrada livre, em local ainda a revelar.

 

Os artistas estão identificados, as datas guardadas no calendário, o local… bem, esse é o verdadeiro segredo deste ciclo. De setembro a dezembro, a Ágora promove mais uma edição do Porto Sounds Secret, um ciclo de espetáculos que convida diferentes músicos para concertos fora das habituais salas de apresentação.

 

À ordem de uma apresentação por mês, este ciclo proporciona o encontro com artistas mais ou menos emergentes, que criam um ambiente especial de relação entre as sonoridades que tocam e os diferentes espectadores.

 

O primeiro local a acolher este ciclo (e o único que se pode revelar!), já em setembro, é a Concha Acústica nos Jardins do Palácio de Cristal.

 

Numa parceria com a 17.ª edição das Inaugurações Simultâneas de Miguel Bombarda, o final de tarde de sábado, 21 de setembro, será o momento ideal para ouvir Expresso Transatlântico, projeto dos músicos Gaspar Varela, Sebastião Varela e Rafael Matos.

 

 

O grupo apresenta o primeiro disco, “Ressaca Bailada”, lançado em setembro de 2023 e considerado um dos melhores trabalhos do ano passado.

 

O ciclo continua em outubro com a apresentação do guitarrista Mike11, músico que cresceu a ouvir hip hop e R&B, mas que começou a carreira a cantar fado.

 

 

A receita passou por misturar essas influências e, através da guitarra portuguesa e guitarra clássica aliadas à voz, cria uma estética pessoal, muito ligada à tradição. O espetáculo está agendado para o dia 20 de outubro, às 18h00.

 

Em novembro, é a vez do compositor e pianista Pedro Janela tomar conta deste ciclo. O músico explora as fronteiras da música clássica, “dentro da nova vaga em que o neoclássico se associa à eletrónica”.

 

 

Assim, prossegue a informação oficial, “os sintetizadores unem aos pianos acústicos, de cauda de vertical”, criando uma sonoridade que nos remete para o ambiente do cinema. O concerto está agendado para o dia 17 de novembro, às 18h00.

 

A fechar este programa, a 7 de dezembro, o convidado será o pianista Júlio Resende, que promete uma viagem musical onde “o fado abraça o jazz, transcendendo fronteiras e gerações”. Este concerto promete ser uma celebração da liberdade e uma homenagem à tradição criada entre a música portuguesa e a conexão com os países africanos.

 

 

A entrada é livre em todos os concertos e acontecem… calma, a seu tempo se saberá!

 

 

Texto: José Reis

Ver também
Notícias