Situada nos jardins do Palácio de Cristal, a Galeria Municipal do Porto foi projetada pelo arquiteto José Manuel Soares. Inaugurada em 2001, dispõe de uma área expositiva de 1.500 m² dividida em dois pisos.
A Galeria Municipal do Porto apresenta um programa regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, desenvolvendo projetos também nos domínios do design e da arquitetura. Com a missão de apresentar exposições que promovam uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas contemporâneas, a Galeria Municipal do Porto promove debate, investigação e disseminação de ideias em torno das artes.
Desde a reabertura como espaço de atividade cultural permanente em 2014, sob a liderança programática de Paulo Cunha e Silva, a Galeria Municipal do Porto vem apresentando atividades dedicadas a múltiplos assuntos do pensamento contemporâneo. Foi reestruturada programaticamente em 2017, com a direção artística de Guilherme Blanc, passando a apresentar um programa anual regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, que promovem uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas da prática artística atual. Entre 2022 e 2023, a direção artística esteve a cargo de Filipa Ramos.
Atualmente, e desde janeiro de 2024, a direção é assumida por João Laia
Morada:
Rua de D. Manuel II (Jardins do Palácio de Cristal)
4050-239 Porto
Horário:
> Terça a domingo
> 10h00 - 18h00
> Entrada gratuita
Contactos:
Telefone: +351 225 073 305
E-mail: galeriamunicipal@agoraporto.pt
+ Info: www.galeriamunicipaldoporto.pt
PLÁKA reúne projetos que consubstanciam a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto, dando forma às iniciativas Coleção Arte Municipal, Criatório, Shuttle, Colectivos Pláka e Inresidence.
Mediando processos de criação, reflexão e investigação em diferentes territórios da arte contemporânea, constitui-se enquanto plataforma de medidas de apoio financeiro, científico e crítico a artistas e agentes culturais no campo da criação contemporânea, e simultaneamente de reflexão sobre a sua articulação com a política cultural do município.
+ Info: www.plaka.porto.pt
Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade. Permitindo a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance.
Assumindo desde 2019 uma lógica de construção e fomento de novos pólos de cultura na cidade, o Cultura em Expansão concentra hoje grande parte da sua programação em quatro espaços distintos, com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça.
+ info: https://www.culturaemexpansao.pt/
A Fonoteca Municipal do Porto (FMP) é um arquivo sonoro e um espaço público de apreciação musical constituído pela coleção de discos de vinil da cidade. O projeto inclui atualmente um acervo de cerca de 35 mil fonogramas, na sua grande maioria provenientes de coleções doadas à Câmara Municipal do Porto pela Rádio Difusão Portuguesa e pela Rádio Renascença. A FMP assume assim um compromisso pedagógico e de divulgação aberto a todos os públicos, propondo atividades que relacionam o património musical com a cultura contemporânea, através de um suporte histórico, ainda que plenamente vivo nos nossos dias.
+ info: https://fonoteca.cm-porto.pt/