27/03/2024

Com mais de 700 atletas inscritos, está tudo pronto para a histórica manhã de cicloturismo que une as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia e atravessa seis municípios.

 

A 3ª edição do do Porto-Gaia Granfondo tem como embaixador o italiano Mario Cipollini, que pela primeira vez vai competir em Portugal. O padrinho foi conhecido esta quarta-feira, durante a conferência de apresentação da prova, que decorreu no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto (onde está localizado o Velódromo Maria Amélia).

 

 

Para a prova de dia 14 de abril, os ciclistas vão percorrer algumas das mais belas estradas da região Norte do país, enquadradas pelas paisagens dos municípios de Gondomar, Paredes, Penafiel, Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca e Santa Maria da Feira.

 

Os percursos têm distâncias e níveis de exigência distintos: Minifondo (54,5 km),Mediofondo (108,5 km) ou Granfondo (156,5 km).

 

 

A prova organizada pelo fundador da Academia da Bicicleta, Cândido Barbosa, conta com um investimento de 17.500 euros por parte da Câmara Municipal do Porto.

 

Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude, não esconde o orgulho pelo facto de o município poder assocar-se a esta terceira edição. "Esta é uma prova de cicloturismo que serve para promover o turismo e o território dos seis fantásticos municípios. Serve para nos enriquecer culturalmente, além da importância e da dinâmica económica que gera”.

 

 

A 3ª edição do Porto-Gaia Granfondo tem uma vertente solidária, já que as verbas arrecadas destinam-se à APPDA Norte – Associação Portuguesa Para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

 

Para Catarina Araújo, esta é “uma prova que tem tudo. O desporto com uma vertente solidária e numa vertente tão alargada que qualquer cidade moderna, inclusiva e aberta tem que ter e deve proporcionar; o desporto como promotor de qualidade de vida, de bem-estar, de saúde e aqui numa componente não competitiva, mas igualmente relevante”. A vereadora da Câmara do Porto sublinha ainda a oportunidade que este evento proporciona “no conhecimento dos nossos territórios e a promoção turística”.

 

Cândido Barbosa, diretor da Porto-Gaia Granfondo, diz que esta é “uma prova para todos os que gostam de ciclismo, independentemente de habitualmente andarem de bicicleta ou não.

José Guilherme Aguiar, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, confessa que sempre gostou de ciclismo. "Apesar dos constrangimentos que possam ser provocados pelas diferentes obras que estão a decorrer no município, esta prova será um sucesso. Para todos os que vão participar usufruam, o importante é chegar, independentemente do lugar”.

 

As inscrições encerram a 10 de abril, já estão registados cerca de 700 ciclistas. Em 2023 participaram 900 atletas, de 14 nacionalidades.

 

 

A 3ª edição do Porto Gaia Granfondo tem partida marcada para as 09h00, de dia 14 abril, na Avenida Gustavo Eiffel, no Porto.

 

Texto: Rute Fonseca

Fotos: Rui Meireles

Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias