27/03/2024

Em véspera da celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Galeria Municipal organiza “Abril Febril", juntando na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal uma eclética seleção de projetos musicais: O Triunfo dos Acéfalos, As Docinhas, Fado Bicha e Puta da Silva. Com entrada gratuita, o evento realiza-se no dia 25 de abril, entre as 18h30 e as 23h00.

 

Numa homenagem à fervorosa atmosfera de Abril de 1974 e de reflexão sobre o seu significado nos dias de hoje, "Abril Febril" é uma celebração da liberdade, do que ainda está por vir e do desejo por uma vida mais plural e inclusiva, unindo gerações que reivindicam uma causa comum: manter viva a chama da revolução e os ideais que ela representa.

 

O início desta noite, que será de festa, ficará a cargo d’O Triunfo dos Acéfalos, um projeto de electro-punk que junta a ética e a mensagem política às possibilidades infinitas da música eletrónica moderna, misturando guitarras, sintetizadores e beats intensos de noise.

 

 

Segue-se a atuação d’As Docinhas, cujos seus concertos, carregados de energia, questionam normas através de uma sonoridade crua de guitarras acústicas, violino punk, bateria, baixo, teclado e saxofone.

 

A noite marcará também o regresso ao Porto de Fado Bicha, um projeto que tem derrubado as fronteiras rígidas do fado tradicional, reclamando a presença queer na sua história até aos dias de hoje.

 

 

A febre atingirá o seu pico com a atuação de Puta da Silva. Artista polivalente, reivindica no palco e na rua a energia efervescente que se faz pela voz e pelo corpo. A partir da sua experiência enquanto afrotravesti e imigrante, traz à tona tabus sociais e políticos, resignificando-os num espetáculo de performance visceral.

Ver também
Notícias