A mais recente criação do ateliê português
OCUBO, especialista na realização de projetos de vídeo mapping, estreia esta quinta-feira, nas Furnas da Alfândega do Porto.
O espetáculo vai dar a conhecer, através de uma experiência imersiva, dez lendas relacionadas com a história da cidade do Porto, inspiradas no livro do historiador Joel Cleto, "As Lendas do Porto".
Com direção artística de Nuno Maya, o projeto
Porto Legends - The Underground Experience contou com 70 atores, 120 figurinos e 30 artistas de vídeo, recorrendo a 50 projetores de vídeo de alta definição, estrategicamente instalados nas paredes, no chão, nos tetos, nas colunas e nos arcos das Furnas da Alfândega do Porto.
As dez lendas que constituem o espetáculo são narradas por Pedro Abrunhosa, na versão portuguesa, e pelo galardoado ator britânico Jeremy Irons, na versão inglesa.
.
Ao longo de 45 minutos, serão contadas lendas como as de Pedro Cem, Zé do Telhado, Barrão Forrester, as famosas tripas à moda do Porto, o mistério do Tesouro da Serra do Pilar; o violento Cerco do Porto, o Terramoto de 1755 ou a do fantasma da Estação de São Bento.
O público é convidado a circular livremente durante o espetáculo, numa experiência de 360º inédita a nível mundial.
O "Porto Legends" estreia a 26 de setembro e pode ser visto de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 19 horas, em nove sessões diárias com a duração de 45 minutos, divididas em português e em inglês. Os bilhetes têm um preço de 15€/pessoa e podem ser adquiridos na bilheteira da Alfândega ou
online.
Haverá ainda bilhetes a preço reduzido (12 euros) para crianças dos 6 aos 11 anos, seniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes na Área Metropolitana/Distrito do Porto. O espetáculo é gratuito até os 5 anos de idade.